Um circuito de BTT “Cross country” XCO percorre uma ou várias encostas, por trilhos com várias subidas e descidas, mais ou menos técnicas, com vários obstáculos naturais e/ou artificiais.
É um circuito circular, onde em competições os participantes poderão dar várias voltas, consoante o seu escalão.
Utilizadores:
O XCO pode ser praticado em provas oficiais a partir dos 15 anos de idade. No entanto, a iniciação à modalidade, pode ser feita na categoria de Escolas, em circuitos de menor dimensão, com descidas e subidas menos acentuadas e dificuldade técnica mais reduzida.
Benefícios:
É uma modalidade desafiante, com uma forte componente física, com constantes subidas e descidas, que para ultrapassar é necessária bastante resistência e força, pelo que apenas se consegue com treino regular.
Para disfrutar de um circuito de XCO é preciso aliar a componente física ao controle técnico da bicicleta, para assim superar com maior facilidade todas as descidas, subidas, saltos e curvas.
É também uma vertente que promove o contacto com a natureza.
Localização:
Os percursos de XCO poderão ter até 6km por volta, pelo que é necessário uma área de pelo menos 50000m2, com encostas com vários desníveis e altitudes, podendo ser facilmente integrada em parques e matas.
Os percursos de escola tem um perímetro máximo de 2km, que para ser instalado precisa de uma área mínima de 13000m2, num terreno com pouco desnível.
Quais são as atividades que se podem desenvolver num Percurso de BTT XCO?
Pode ser um local de treino para os atletas e clubes, assim como receber competições oficiais.
Alguns projetos: